segunda-feira, 10 de julho de 2017

O Lançamento da Linha Polo MK3 na Europa

Nesse post, iremos tratar da história da linha Polo 6N e num post posterior de mais um modelo no qual o interior Colour Concept foi oferecido pela Volkswagen A.G. em 1995: o Polo 6N, ou Polo MK3. Era oferecido com as mesmas combinações disponíveis para a linha Golf MK3 desse mesmo ano.

O Polo 6N, ou Polo MK3, foi lançado pela Volkswagen na Alemanha em 1994, sendo o substituto do Polo MK2, lançado nos anos 80. Ele foi vendido em vários países de 1994 até 2001, sendo que no ano anterior recebeu uma reestilização, sendo disponível nas carrocerias hatchback de 3 e 5 portas, sedan (este denominado Polo Classic), furgão (Caddy) e também station wagon. A plataforma utilizada pela linha Polo 6N era uma modificação da plataforma já utilizada pela linha Golf MK3, sendo as suas peças mecânicas e componentes de suspensão totalmente intercambiáveis com esse modelo, facilitando a sua manutenção e a busca por peças de reposição.

Inicialmente, a linha Polo estava disponível com as seguintes opções de motorização: 1.043 cc, desenvolvendo 44 HP de potência, 1.272 cc, desenvolvendo 54 HP de potência (ambos movidos à gasolina e já utilizados pelo Polo MK2), juntamente com um novo motor de 1.598 cc, este desenvolvendo 75 HP de potência. Além destes tinha também um à diesel, de 1,9 L e que rendi 65 HP de potência. Em Outubro de 1995, um novo motor substituiu o antigo 1,3 L, tendo 1,4 L de capacidade cúbica. Este mesmo motor de 1,4 L possuía uma variação com cabeçote de 16V, fazendo-o render 101 HP de potência. Em Setembro de 1996, chegou a vez de o motor de 1.043 cc ser substituído, dessa vez por um de 999 cc, rendendo 49 HP de potência, com injeção eletrônica multi-point de combustível. Disponível também com transmissão manual de 5 marchas ou então com transmissão automática de 4 marchas.

As versões sedan e station wagon estavam disponíveis com motorizações diesel de 1,4 L de 60 HP de potência, 1,6 L de 101 HP de potência, e uma 1,7 L de 101 HP de potência. Além dessas opções, o sedan também poderia receber um motor à diesel de 1,9 L equipado com turbocompressor, variando sua potência de 90 à 112 HP. Eram disponíveis também com transmissão manual de 5 marchas ou então com transmissão automática de 4 marchas.

Foi vendido em cinco níveis de acabamento: L, CL, GL, GLX e o esportivo GTI (este apresentado em 1995). De série vinha com pára-choques pintados na cor da carroceria, ar quente, quatro alto-falantes estéreos, filtro de pólen, apoios de cabeça traseiros, bloqueio central das portas, desembaçador traseiro, limpador traseiro nas versões hatchback e station wagon, vidros e travas elétricos. Oferecia os seguintes opcionais: rodas de liga-leve, faróis de neblina dianteiros e traseiros, espelhos retrovisores aquecidos e eletricamente ajustáveis, assentos traseiros rebatíveis 1/3 e 2/3, entre outros.

Teve também inúmeras séries especiais como a Harlequim, Colour Concept, Open Air, entre outras. Para o Brasil, Volkswagen somente importou da Argentina os modelos Polo Classic (sedan) e Van, que nada mais era do que a versão brasileira da Caddy alemã, pois eram as mesmas. Veio pra cá também os modelos Cordoba (sedan), Ibiza (hatchback), Vario (station wagon) e Inca (caddy), sob a marca Seat, mas todos cópias da linha Polo MK3. Os modelos da Volkswagen eram equipados com o motor EA-827 1.8 com injeção eletrônica single-point, rendendo 90 HP de potência. Os modelos da Seat tiveram três opções de motorização: EA 827 1.8 com injeção eletrônica single-point e 90 HP de potência (1995-1999), EA-111 1.6 8V com injeção eletrônica multi-point e 101 HP de potência (2001-2003) e EA-111 1.0 16V com 76 HP de potência

No próximo post, falaremos sobre a já mencionada série especial Colour Concept, que foi uma série oferecida pela Volkswagen A.G. em 1995 para a linha Polo MK3.


Abraços
















































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