quarta-feira, 19 de julho de 2017

O Interior Opcional Colour Concept do Gol GTI 16V de 2ª Geração (AB9)

Dando continuidade a série de posts sobre o interior Colour Concept no blog, hoje falaremos um pouco mais sobre essa configuração oferecida pela Volkswagen do Brasil como opcional para o Gol GTI 16V de 2ª Geração, modelo este lançado em 1995.

Em 1995, a Volkswagen tinha lançado no ano anterior a 2ª Geração de seu best-seller aqui no Brasil: o Gol. Como em 1994 o carro tinha a sua versão GTI equipada com motorização EA-827 AP-2000i de 8V, no ano seguinte ela lançou um modelo ainda mais potente e de maior torque, diferenciando o novo modelo apenas pelo cabeçote multiválvulas e pela transmissão vinda do recém lançado Audi A4 alemão. Era então criado o Gol mais potente já lançado no País, fato este que não foi superado até hoje por nenhum outro modelo da linha Gol, já que o mesmo entregava 141 CV de potência e 18,5 kgfm de torque máximo.

O modelo, de início, foi lançado no Brasil Motor Show de 1995 e, com suas grandes novidades mecânicas para a época, arrancou suspiros dos visitantes que estavam presentes no estande da marca naquele evento. Foi lançado somente com a motorização EA-827 AP-2000i 16V, com injeção eletrônica de combustível multipoint digital, cabeçote do motor originário do Golf GTI MK3 europeu e transmissão originária do Audi A4 alemão de 1995, recém lançado na Europa. Além disso, esse motor possui o bloco mais longo, permitindo assim a utilização de bielas mais longas, de 159 mm. Essa modificação propõe ao motor um funcionamento mais liso, contribuindo assim para a relação r/l.

O mais curioso e interessante é que, ao colocar a mecânica no cofre do carro, os engenheiros da Volkswagen do Brasil descobriram que a mesma não cabia perfeitamente no cofre do mesmo, criando aí um empecilho. Então, para conseguirem colocar a mecânica no cofre, depois de muitos estudos e tentativas de engenheiros e designers, veio a seguinte solução: criaram um ressalto aerodinâmico no capô do motor para que o motor coubesse. Deu certo, e a partir de então esse ressalto aerodinâmico passou a ser a maior identidade do Gol GTI 16V até 1998, e quando foi lançada primeira reestilização da plataforma AB9, ou a 3ª Geração do Gol no ano seguinte, a bolha caiu em desuso.

As opções de cores disponíveis para o carro eram: Verde Light Metálico, Preto, Prata, Vermelho Sport e Vermelho Dakar Perolizado. Essa última, em específico, era a cor de lançamento para aquele primeiro ano de produção do carro, que conforme a luz solar refletia em sua carroceria, tinha-se a impressão de o mesmo ter uns nuances alaranjados. Posteriormente, essa mesma cor foi disponibilizada aos Santana e Quantum Exclusiv, aos Santana e Quantum Evidence, à Quantum Family e também aos Fusca Série Ouro 1996. Além disso, eram oferecidos também revestimentos internos de bancos e laterais de portas em couro uruguaio, na cor preto e, objeto de estudo do post, o opcional revestimento Colour Concept.

Este revestimento, em particular, foi oferecido pela Volkswagen como opcional para o Gol GTI 16V, e foi totalmente inspirado pelo mesmo revestimento oferecido pela matriz alemã em todos os modelos da linha Golf MK3 e Polo MK3 na Europa. Ele combinava o tom preto já existente com detalhes em vermelho na manopla, central dos bancos, manopla do freio de mão e no volante. A outra padronagem seguindo essa mesma concepção eram os bancos em couro preto e com todas as costuras em vermelho. A padronagem bicolor só foi oferecida para o carro naquele ano de 1995, pois não teve uma boa aceitação de seu público comprador.

O carro era equipado de série com ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos com lentes azuladas, rodas de liga leve aro 15" iguais às do Corrado 2.0 8V alemão, pneus radiais nas medidas 195/50 R15, faróis de neblina, lanterna de neblina traseira, kit aerodinâmico Aero (composto por minissaias laterais, spoiler dianteiro e aerofólio traseiro), bancos Recaro revestidos em tecido, faróis de milha dianteiros, pára-choques, frisos e capas dos retrovisores pintados na cor da carroceria, toca-fitas Volksline, cluster com fundo em branco, com ponteiros e numerações em preto, vidros verdes, pára-brisas degradê, antena eletrônica no teto, computador de bordo, alarme antifurto, limpador e desembaçador traseiros e apoios de cabeça traseiros. Como opcionais, estavam disponíveis o interior Colour Concept, com revestimento interno em couro bicolor (Preto/Vermelho), alarme com acionamento à distância, CD Player Volksline, módulo de som, e freios ABS. Além desses opcionais, o comprador tinha a sua disposição o pacote Premium Sound, que substituía o CD Player por um toca-fitas com disqueteira localizada no lado esquerdo do porta malas.

Suas especificações eram:

- Motorização EA-827 AP-2000i com 16V, injeção eletrônica multipoint digital, rendendo 141 CV de potência máxima e 18,5 kgfm de torque máximo;
- Câmbio de 5 marchas originário do Audi A4 de primeira geração;
- Velocidade Máxima de 203 km/h, segundo as publicações automotivas da época;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,21 segundos;
- Retomada de 40 a 80 km/h em 13,89 segundos; de 40 a 100 km/h em 21 segundos; e de 40 a 120 km/h em 29,13 segundos;
- Aceleração Lateral de 0,94g;
- Frenagem de 60 a 0 km/h em 16,4 metros; de 80 a 0 km/h em 29 metros; 100 a 0 km/h em 45,3 metros e de 120 a 0 km/h em 65,3 metros;
- Consumo cidade/estrada de 8,35 km/l e 11,7 km/l, respectivamente.

Deste modo, ele deixava a Volkswagen com um esportivo compacto apto à concorrer com carros maiores de sua época, como por exemplo, os GM Omega 3.0i , Suprema 3.0i e Vectra GSi 2.0 16V, os Fiat Tempra Ouro 16V, Tipo Sedicivalvole 2.0 16V i.e., Uno Turbo 1.4 i.e. e o Ford Escort XR3 2.0i.

O Gol GTI 16V com o opcional Colour Concept foi fabricado de 1995 até 1996. Em 1997, a VW retirou os Recaro LS-2000 do modelo, adotando então bancos Recaro mais simplificados. Com isso, a padronagem de bancos revestidos em couro bicolor foi tirada do catálogo do modelo. É bom ressaltar também que, apesar de todos chamarem os bancos do Gol GTI 16V G3 de Recaro, a fábrica não adotou esses bancos nessa geração do Gol.

Encerro este post oferecendo algumas fotos do modelo, de press releases da montadora do ano de 1995, bem como fotos de modelos desse na internet, demonstrando todas as qualidades do novo automóvel da linha Gol lançado na época por aqui e que marcou uma década, além de consolidar a imagem de esportividade da linha Gol entre o meio e o final da década de 1990.


Abraços



































5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Tive um desse exatamente igual ao da edição da 4 Rodas, top de linha com interior color concept e todos os opcionais, foi o melhor Gol que vi até hoje, carro fantástico!
    Curiosidades do meu em especifico:O corte de giros ocorria a 7.250 rpm e essa informação era contida no manual que tenho até hoje.
    O painel forros de porta e laterais traseiros eram todo preto, diferente dos outros Gti´s que tem essas partes cinza.
    A cor de fundo do painel de instrumentos era prateada bem claro e não branca.
    O senhor que me vendeu falou que saíram 5 veículos assim e eu tive a sorte te ter um...Dava 240 KM/H no painel e cortava de giro, nunca ouvi alguém dizer isso de outro GTI.
    Curiosidades a parte se eu pudesse encontrar esse carro novamente tentaria comprar de volta.

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    1. Entre em contato comigo, procure por Fabio Alvarado no Face

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  3. Conseguiu agora depois de anos comprar um exatamente vermelho Dakar com interior color concept e com 73 mil km. Carro zero. Um gol com valor histórico para os entusiastas. Muito boa a postagem e explicações com termos tecnicos. Parabéns.

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