sábado, 29 de julho de 2017

Audi A3 e A4 Com Pacote AVR: Uma Série Muito Especial

No post de hoje, falaremos um pouco sobre o pacote AVR, disponível para os modelos Audi A3 e A4 de primeira geração (sedan e avant), que chegou a ser vendido nas concessionárias da marca no País. O pacote AVR foi um conjunto de personalizações estéticas e mecânicas desenvolvido pela Senna Imports, até então a representante oficial da Audi no Brasil, e foi ofertado para os modelos A3 e A4 no inverno de 1998.

Os modelos eram baseados nas versões A3 1.8 Turbo 20V e A4 1.8 Turbo 20V, ambos entregando 150 HP de potência e 23, 5 kgfm de torque máximos. Caso o futuro comprador optasse pelo pacote AVR inicial do A3, o mesmo deveria desembolsar o valor pedido pelo A3 1.8 Turbo 20V básico mais os custos referentes à instalação de qualquer dos pacotes AVR escolhidos.

O pacote AVR recebia suporte técnico das empresas alemãs MTM (mecânica) e Vortex (aerodinâmica e estilo). Apesar dos kits serem importados, podemos pensar na AVR como uma "preparadora de fábrica" brasileira, da mesma forma que a própria Audi possui a sua linha RS, vendida tanto aqui como em outros lugares do mundo. Geralmente, é possível identificar os modelos com o pacote AVR por meio da denominação dada às versões, sempre levando em consideração a potência dos motores de cada modelo.

No A3, as versões disponíveis eram as seguintes: AVR 182, se referindo aos 182 HP extraídos do motor 1.8 Turbo 20V  por meio de uma alteração na pressão do turbo, AVR 192, se referindo aos 192 HP extraídos do motor 1.8 Turbo 20V por meio de uma alteração na pressão do turbo, além de um remapeamento no chip de potência, e AVR 232, se referindo aos 232 HP extraídos do motor 1.8 Turbo 20V por meio de uma alteração na pressão do turbo, além de um remapeamento no chip de potência do motor. No A4, as versões disponíveis eram as seguintes: AVR 210, se referindo aos 210 HP extraídos do motor 1.8 Turbo 20V, por meio de uma alteração na pressão do turbo, além de um remapeamento no chip de potência do motor, e AVR 240, se referindo aos 240 HP extraídos do motor 1.8 Turbo 20V, por meio de uma alteração na pressão do turbo, além de um remapeamento no chip de potência do motor.

Importante ressaltar que, apesar da utilização de turbocompressores de maior capacidade e volume, os A3 AVR 192 e 232 e os A4 AVR 210 e 240 também necessitavam de escapamentos redimensionados, para que a contra pressão do escape não atrapalhasse o bom funcionamento do turbo. Uma prova de que a preparação era muito bem feita foi que os engenheiros da MTM vieram ao Brasil para conhecer melhor a nossa gasolina e também as temperaturas médias ambientes.

Todas as versões oferecidas para ambos os modelos possuíam o chip de potência do motor remapeados, além de escapamentos redimensionados (exceto o A3 AVR 182), alteração na pressão do turbo e, especificamente o modelo A3 AVR 232, redimensionamento da embreagem. Curiosamente, o A4 AVR 240 não necessitou dessa alteração na embreagem.

Os pneus utilizados em qualquer uma das três versões do A3 eram de medidas 225/50 ZR 16, calçados com rodas Audi Tango de 16" polegadas. Já nas duas versões do A4, os pneus utilizados no AVR 210 eram de medidas 225/50 ZR 16, calçados com as mesmas rodas utilizadas pelo A3 AVR, podendo ter, como opcional, os pneus 245/40 ZR 17, calçados com rodas de 17" polegadas. Porém, o A4 AVR 240 utilizava pneus de medidas 245/40 ZR 17, calçados com rodas produzidas pela Cart de 17" polegadas. Todo o sistema de freios redimensionados presentes nas outras duas versões do A3 AVR estavam disponíveis, opcionalmente, no modelo A3 AVR 182.

Quanto à suspensão, ambos os modelos (A3 e A4) recebiam molas 20 mm mais baixas, dando maior estabilidade nas curvas. Além disso, as versões mais potentes estavam equipadas também com amortecedores Koni, com regulagem de pressão, e que eram opcionais nos A3 AVR 182 e 192.

Ambos os modelos recebiam peças aerodinâmicas frontais, laterias e traseiras, além do aerofólio, bem como os lavadores elétricos de faróis e o volante esportivo eram opcionais.

O pacote AVR poderia equipar, nos modelos A4, tanto a carroceria sedan de três volumes do carro, bem como a sua versão station wagon, ou avant. Já nos modelos A3, este pacote só estava disponível nos A3 de 2 portas.

Aqui, a tabela de preços dos carros quando 0KM:

- A3 1.8 Turbo 20V: U$$ 44.194,00
- A3 AVR 182: U$$ 57.150,00
- A3 AVR 192: U$$ 59.500,00
- A3 AVR 232: U$$ 67.800,00

Mesmo não sendo carros muito dóceis de se dirigir, os AVR mais potentes das suas respectivas linhas (A3 AVR 232 e A4 AVR 240) eram concorrentes de peso para modelos da época como os esportivos japoneses Mitsubishi Lancer Evolution V (L4/ 2.0 Turbo 16V/ 4x4/ 280 HP/ U$$ 50.000,00) e Subaru Impreza 4x4 Turbo (Boxer-4/ 2.0 Turbo 16V/ 4x4/ 211 HP/ U$$ 54.000,00), mesmo sendo mais caros do que esses dois rivais. Ou até mesmo em relação à esportivos europeus disponíveis na época como, por exemplo, o BMW M3 Coupe (L6/ 3,2 litros/ 320 HP/ U$$ 120.000,00), ou o Mercedes-Benz C 43 AMG (V8/ 4,3 litros/ 306 HP/ U$$ 119.500,00)

Infelizmente, por ser um pacote de customização de custos muito elevados para a época, poucas unidades importadas desses dois modelos foram vendidas, além disso, as poucas vendidas, com o passar dos anos, podem terem sofrido acidentes que fizeram com que ficassem inutilizáveis, bem como outros donos de menor poder aquisitivo mantendo esses mesmos carros. Atualmente, são modelos extremamente raros de se encontrar a venda em sites do gênero, principalmente os A4 AVR, que acredito que teve menor número de unidades comercializadas.

Encerro a matéria de hoje com algumas fotos das respectivas versões de cada modelo disponível com o pacote AVR, bem como alguns links de publicações da época testando esses carros. Inclusive, no último link, disponibilizo um vídeo de apresentação do estande da Audi no bairro de Capivari, em Campos do Jordão, de 1998.




Abraços

























3 comentários:

  1. Bacana haha as rodas de a3 avr anunciadas eram minhas rsrs acabei desistindo de vender tamanho achado..acabou sendo retirada de um carro com 15.000Km rodados, rodas impecáveis e espero conseguir achar um a3 digno de montar elas nele. Por hora permanecem guardadas em casa. Parabéns pelo site !! Continue os posts muito material bacana !!

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  2. Tenho um jogo de rodas idênticas a essa original guardado com pneu aro 16

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