quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Polo Sedan Exclusiv (9N): A Exclusividade VW do Salão do Automóvel de SP em 2002

Neste post, irei discorrer um pouco sobre um dos modelos que mais chamaram a atenção daqueles que visitaram o estande da VW no Salão do Automóvel de São Paulo realizado em 2002.

Em 2002 iria ocorrer o 22° Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a ser realizado tradicionalmente no Parque das Convenções do Anhembi, zona norte de São Paulo. Para o evento foi incumbido ao Departamento de Design da marca o desenvolvimento e estudos de um show-car a ser exibido no estande da marca. Como naquele ano a marca estava lançando a linha Polo MK4 (Hatch e Sedan) no Brasil, o chefe do departamento, Luiz Alberto Veiga, tomou por base um Polo Sedan Highline 2.0, até então a versão topo de linha do carro.

O carro em questão escolhido para esse desenvolvimento foi um Sedan Highline 2.0 Preto Ninja, equipado com todos os opcionais disponíveis para o modelo na época. Além de todos os itens de série disponíveis, tais como direção eletro-hidráulica, ar condicionado, computador de bordo, trio elétrico, entre outros, vinha também com os seguintes opcionais: ar condicionado digital Climatronic, faróis de neblina, freios ABS, rádio CD Player Volksline e air bag duplo.

O que ele se diferenciava dos outros Highline 2.0 de produção concentrava-se em poucos itens acessórios, tais como: rodas 17" modelo Speedline Santa Mônica, calçadas com pneus 215/40 R17, escapamento com ponteira oval cromada com uma divisória ao meio, aerofólio na cor da carroceria localizado na tampa do porta-malas, interior revestido em couro bege Cream, apliques imitando madeira nas saídas de ar e nos puxadores internos das portas, vidros escurecidos e frisos cromados nas laterais e também nos pára-choques dianteiro e traseiro.

Mecanicamente, o carro não sofria nenhuma modificação em relação ao Highline 2.0, mantendo o motor EA-113 de 2,0 litros, que rendia à época 116 cv de potência máxima e 17,5 kgfm de torque máximo, bem como era mantida a eficiente e excelente caixa MQ-200 de 5 marchas.

Esse show-car, se não entrou na linha de produção com o objetivo de se tornar uma nova versão do novo carro, serviu para demonstrar que a marca alemã tinha um grande potencial em criar um sedan compacto com um acabamento muito esmerado e luxuoso para a época, pois nunca pretendeu a sua comercialização.

Desta forma, encerro o post de hoje esclarecendo um pouco a história daquele que, talvez, tenha sido o Polo Sedan 9N (MK4) mais luxuoso já existente aqui no Brasil e que, infelizmente, não foi comercializado junto ao público. Deixarei algumas fotos oficiais do carro e também as fotos dele no estande da VW no 22° Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2002.








Abraços











Nenhum comentário:

Postar um comentário