segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Passat Protect: O Primeiro Blindado de Fábrica da Marca no Brasil

Nesse post de hoje, esclarecerei os detalhes técnicos e de lançamento do Passat de 5ª Geração, mais conhecido mundialmente por B5,5, na versão Protect que foi lançada no Brasil por volta de 2003.

No Salão do Automóvel de São Paulo de 2002, realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a VW do Brasil apresentou a sua linha 2003 completa, na época composta por: Gol, Parati, Saveiro, Santana, Kombi, Passat, Passat Variant, Golf, Touareg, Polo Hatch, Polo Sedan e New Beetle. Com exceção da linha Gol/Parati/Saveiro, baseada no projeto AB9, e da linha Polo Hatch/Sedan (estes dois os lançamentos) os outros modelos da marca alemã situada em São Bernardo do Campo não apresentavam alterações significativas estéticas e/ou mecânicas, apenas em alguns detalhes e a oferta de novas cores do catálogo de 2003. No estande da marca, havia um Passat com uma blindagem de nível de proteção B4, resistente a tiros de fuzil, desenvolvida e produzida pela VW AG especialmente para o carro. No próprio Salão do Automóvel, os consumidores já solicitaram pedidos de compra do carro.

O Passat Protect, ao contrário dos outros Passat, é fabricado na fábrica de Mosel, Alemanha, numa linha de montagem paralela aos outros veículos produzidos em série. Ao receber a encomenda, a VW do Brasil pedia para que a matriz produzisse apenas 4 unidades para serem trazidas para cá, sendo reservadas de acordo com as necessidades de cada cliente, por meio de um sistema exclusivo para o carro, o Disque Passat, ou em uma das autorizadas Volkswagen espalhadas pelo País. O carro, na época, foi testado e aprovado pelo Instituto Mellrichstadt, situado na Alemanha.

Toda a blindagem do carro era feita com chapas de aço inox com características balísticas, para proteção dos ocupantes. Além disso, os vidros possuíam proteção contra as delaminações, problema este muito recorrente em carros blindados, da marca italiana Isoclima e possuíam 22 mm de espessura. Todos os vidros possuíam reforços em policarbonato. A blindagem adicionou 260 kg ao peso do Passat, necessitando que o carro ganhasse reforços nas suspensões dianteira e traseira, principalmente na calibração de molas e amortecedores. Já os freios dianteiro e traseiro também foram alterados, passando a utilizarem o mesmo conjunto pinça/disco dos Passat W8 vendidos na Europa, com pinças de duplo cilindro de atuação (4 pistões) na dianteira e simples (2 pistões) na traseira. Já os pneus são do tipo run-flat, permitindo assim que o carro rode até 80 km/h e livre os ocupantes do mesmo em uma situação de perigo, mesmo com eles vazios. O carro também vinha equipado com um sistema de intercomunicador, permitindo que os ocupantes pudessem falar com outras pessoas que estavam fora do carro, por meio de micro fones e alto falantes, além de um sirene de emergência com duplo acionamento, para o motorista e para os passageiros.

A versão Protect do Passat vem equipada mecanicamente com o já conhecido motor 2.8 V6 30V, desenvolvendo 190 cv de potência e 26 kgfm de torque máximo, acoplado à uma transmissão automática Tiptronic de 5 velocidades. Essa versão atingia 228 km/h de velocidade máxima e fazia a aceleração de 0-100 km/h em 11,4 segundos. Performance nada mal para um carro pesado por causa da blindagem. Além disso, a tração dos Passat Protect era integral, batizada pela VW de 4Motion, com diferencial Haldex.

Os itens de série se resumiam a: freios antitravamento com sistema ABS, airbags frontais e laterais, ar condicionado eletrônico Climatronic, bancos dianteiros com ajuste elétrico em altura e regulagem do encosto, sendo que o do motorista possui memória, CD Player/CD Changer, piloto automático, travas elétricas. vidros elétricos nas 4 portas, retrovisores elétricos e volante multifuncional, com comandos do rádio no mesmo.

No mercado brasileiro, o carro foi ofertado nas cores Prata Reflex Metálico e Preto Magic, com os acabamentos internos em couro preto. Por aqui o carro possuía os seguintes concorrentes: BMW Série 3 325i Protection Steptronic 2.5 24V (E46), Mercedes-Benz Classe C 320 Avantgarde Automatic 3.2 V6 18V (W203), Jaguar X-Type AWD 4x4 3.0 V6 24V, Audi A4 Tiptronic 3.2 V6 24V (B7) e GM Omega CD Automatic 3.8 V6 24V.

Em 6 de maio 2003, a marca alemã inaugura o VW Haus, localizado na antiga concessionária VW Dacon S.A. Nesse novo espaço,  a marca apresentava todo o line-up dos seus modelos importados (Passat, Passat Variant, Touareg e New Beetle) em meio a obras de arte de diferentes artistas, além é claro de poder surpreender seus clientes e comemorar os 50 anos da marca no Brasil. No evento de lançamento realizado nessa nova concessionária Premium da marca, foram expostos 1 Touareg V8, 1 Phaeton W12, 1 Golf GTI VR6 (MK4), 1 Passat Protect V6 (B5,5), 1 New Beetle Cabriolet, equipado com o motor 2.5 V5 de 20 válvulas e o Polo Sedan Conversível utilizado pelo então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e pela Primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva, na comemoração dos 50 anos de VW do Brasil.

A versão Protect do Passat foi ofertada somente para o Sedan, sendo oferecida ao mercado nacional até o ano/modelo 2005, quando a marca alemã decidiu tirar ele de linha tanto no Brasil como na Europa. Estima-se que, no período em que foi comercializado no Brasil, o modelo tenha vendido apenas 100 carros, pois seu preço em 2003 estava cotado em U$$ 100.000,00, isto é, um carro para poucos. Com o tempo que se passou desde o lançamento, muitos carros dessa versão foram se tornando escassos, já que é um carro de manutenção um pouco custosa, os poucos proprietários que compraram um deles só realizaram as manutenções corretivas e preventivas nos primeiros anos de uso do carro, nos quais a maioria dos modelos caíram em mãos de pessoas que não possuem condições financeiras para manter um carro desse nível, e também muitos Passat dessa versão sofreram acidentes que os tornaram irreparáveis, sem mencionar também o fato de muitos terem sido abandonados pelas ruas do Brasil afora. Dessas somente 100 unidades vendidas estimadas, estima-se que 33 unidades ainda estão em circulação pelo País.

Em compensação, para quem possui pouco dinheiro em caixa para gastar e está procurando por um modelo alemão blindado de fábrica, o Passat Protect acaba se tornando uma excelente opção no segmento, pois é um carro com preços anunciados a partir R$ 25.000,00 quando bem conservado.

Dessa forma, despeço-me deixando algumas imagens feitas com o carro na época de seu lançamento, bem como as fotos do mesmo no evento de inauguração da VW Haus, em São Paulo, bem como algumas unidades que encontrei a venda. Tanto as imagens feitas no lançamento do carro como no evento de inauguração da VW Haus são de autoria da Volkspage.







Abraços



















Um comentário:

  1. Pequena correcao amigo, Tenho um protect da "primeira safara" que ainda usava vidros isoclima, todos os protect possuem tracao 4motion com diferencial central do tipo Torsen, Com EDL no dianteiro e no traseiro.

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