sexta-feira, 10 de julho de 2020

A Origem de Nosso DKW-Vemag Belcar: o alemão Auto Union DKW F-94

No tema de hoje, mudando um pouco de assunto, trataremos sobre a origem do nosso DKW-Vemag Belcar, que nada mais era do que uma cópia fiel do Auto Union DKW F-94 alemão, lançado em 1956 no Salão do Automóvel de Frankfurt.

Em 1956, a Auto Union apresentava a evolução de seu modelo de maior sucesso, o F-91. Esse novo carro, batizado como F-94, trazia inúmeras modificações técnicas e estilísticas em relação ao antigo carro, diferenciando-o em muitos aspectos.

Primeiramente, o principal aspecto pelo qual o novo carro se diferenciava com relação ao F-91 era no ganho em comprimento de carroceria (4,32 m) e também em largura, pois o novo modelo ganhava 10 centímetros a mais. Mantinha exatamente o mesmo motor de três cilindros e 896 cm³, refrigerado a água e montado na dianteira, com apenas sete peças móveis, na posição longitudinal, rendendo assim 38 cv de potência máxima e 7,9 kgfm de torque máximos. Essa mecânica era exatamente a  mesma do carro da geração anterior, diferindo apenas no ganho de potência, um ganho de 4 cv no total. O entre eixos do novo automóvel também era aumentado, passando para 2,45 metros no sedã e permanecia com 2,35 metro para as carrocerias Coupe e Conversível. Era disponibilizado nas carrocerias Sedã, Coupe, Conversível e Perua.

Esteticamente, o novo carro se diferenciava do antigo nos seguintes aspectos: grade dianteira maior e de formato ovalado, os pára-lamas traseiro seguiam os mesmos as linhas dos pára-lamas dianteiros (no caso da carroceria Station Wagon), entre outras características de diferenciação entre o F-91 e o F-94.

Um detalhe interessantíssimo a ser observado é que na Alemanha o carro foi ofertado com as opções de carrocerias Sedan de 2 portas e Cabriolet, enquanto que no Brasil, onde foi produzido pela Vemag Veículos e Máquinas Agrícolas Ltda, sob licença da Auto Union GmBH, empresa esta situada à Rua Vemag, no bairro paulistano Vila Carioca, entre 1958 e 1966, estas duas carrocerias não chegaram a ser se que oferecidas.  Em 1967, depois de várias tentativas de financiamento com o intutito de saldar as dívidas e sair da crise que vinha enfrentando, a Vemag é comprada pela Volkswagen do Brasil S.A., celando para sempre a vida comercial dos automóveis Auto Union no Brasil.


Encerro aqui o post de hoje, deixando algumas imagens dos modelos alemães e nacionais, bem como catálogos e o anúncio da compra da Vemag pela Volkswagen brasilieira.



Abraços











































































2 comentários:

  1. Lindo,o Belcar! MT espaçoso.O preço bem + alto q o Fusca deixou MTA gente sem usufruir.

    ResponderExcluir
  2. sensacional o conteúdo. em tempos de redes sociais e whatsapp, da gosto de ver e ler materiais assim em outras plataformas. obrigado.

    ResponderExcluir