quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Gol do Mês: Uma Série Especial Bem Desconhecida

Nesse post, irei desvendar uma série especial lançada pela VW do Brasil, no ano de 2000, em conjunto com a série especial Summer de Parati e Saveiro da 1ª reestilização da carroceria AB9, ou popularmente conhecida por Geração 3. Essa série especial do carro mais vendido do País talvez seja a mais desconhecida, pois não se tem muitas informações em publicações automotivas da época, muito menos fotos ou até mesmo folders desse modelo.

Em Novembro de 2000, como linha 2001, a Volkswagen reeditou a antiga série especial Summer da Saveiro, que já tinha sido utilizada em 1996, e estendeu também à Parati. A Saveiro Summer era baseada no modelo básico, equipada com o velho motor EA-827 1.8 de 1.781 cc, pertencente à família AP, rendendo 99 cv de potência à 5.250 rpm e 15,5 kgfm de torque à 3.000 rpm máximos. Já a Parati Summer também era baseada na versão básica, equipada com o motor EA-111 de 999 cc, com cabeçote multiválvulas, rendendo 69 cv de potência à 5.750 rpm e 9,4 kgfm de torque à 4.500 rpm máximos.

Como o Gol acabou ficando sem uma série especial e limitada para aquele ano/modelo, a marca acabou criando a série "Gol do Mês", baseada na versão básica do carro, equipada com o mesmo motor EA-111 de 999 cc, com cabeçote multiválvulas, já adotado pela própria Parati G3 e também pelo próprio Gol G3. Este motor rendia, à época, 69 cv de potência à 5.750 rpm e 9,4 kgfm de torque à 4.500 rpm máximos. Apesar de ser baseada em um modelo básico da linha Gol, o modelo recebia alguns itens de série exclusivos da série especial, como os vidros verdes, a direção hidráulica, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, imobilizador eletrônico, rodas de aço aro 14" com pneus 185/60 R14 e calotas, pára-choques e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, entre outros itens. Quanto aos opcionais, a marca oferecia 50% de desconto na compra dos mesmos, lembrando que eram vendidos em pacotes (Básico, Luxo, Estilo e Conforto). O carro, diferente de outras séries especiais, não possuía nenhuma identificação da série limitada, o que o tornava um carro de difícil identificação e conhecimento por parte dos entusiastas da marca VW.

O desempenho do modelo não era muito diferente de outros Gol com a mesma motorização:

Aceleração de 0-100 km/h: 16,65 s.
Aceleração de 0-400 m: 20,38 s.
Velocidade Máxima: 156 km/h.
Retomada de 40-80 km/h: 9,24 s (3ª).
Retomada de 80-120 km/h: 17,13 s (4ª).
Retomada de 80-120 km/h: 24,05 s (5ª).
Retomada de 40-100 km/h: 31,34 s (5ª).
Consumo Urbano: 9,81 km/l.
Consumo Rodoviário: 13,74 km/l.

Particularmente, essa série especial foi produzida em 13 mil unidades entre Novembro de 2000 e Janeiro de 2001, o que é curioso pois apesar de não ser um volume de produção tão baixo do que é o habitual, as unidades acabaram se perdendo e tornando grandes raridades no mercado, pois nada mais era do que um Gol 1.0 16V com alguns itens a mais, e também não vinha nenhum adereço ou até mesmo logotipos indicando essa série especial na carroceria do veículo. Como muitas dessas 13 mil unidades se perderam com o tempo, seja por descaracterização ou por acidentes que ocasionaram a inutilização, tornou-se cada vez mais rara essa série especial, que é totalmente desconhecida do entusiasta VW. 

A gama completa de cores externas era a mesma já utilizada pelos outros modelos Gol G3, não diferindo em nada também, sem nenhuma cor exclusiva. As cores sólidas eram as seguintes: Branco Geada (cód. 215), Preto Universal (cód. 201), Vermelho Vitória (cód. 207), Vermelho Marte (cód. 203), Amarelo Solar (cód. 209) e Azul Netuno (cód. 208). Já as metálicas eram as seguintes: Verde Sírius (cód. 141), Bege Júpiter (cód. 130), Prata Imperial (cód. 132), Cinza Titânio (cód. 122) e Vermelho Antares (cód. 131). As cores perolizadas eram somente duas: Azul Sáfira (cód. 187) e Branco Pérola (cód. 156).

Os revestimentos de bancos e forros de portas eram oferecidos em três opções: Tear Lamy Cinza, Malharia Dublin Cinza e Tear Argel Preto. Curioso notar que o padrão em Malharia Dublin Cinza era aveludado, e não como os outros dois padrões de acabamento interno do modelo.

Para finaliza este post, deixarei algumas imagens do modelo, bem como press-releases, matérias de revistas especializadas no ramo automotivo, testes da Revista 4 Rodas, o catálogo de lançamento da linha Gol G3 na época, entre outros itens. Sem mais, me despeço hoje e retornarei em breve com mais informações e novos post's sobre o universo VW, que é tão misterioso mas, ao mesmo tempo, bem conhecido do público entusiasta da marca.


Abraços
































4 comentários:

  1. EU TENHO O FOLDER DA TRASEIRA DO GOL G3

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber qual a cor original do gol atlanta 96 1.6ap vermelho

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um gol do mês 1.6 ano 2000, carro realmente da hora muito top !!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um gol verdinho dessa série especial do Gol 2000 muito legal

    ResponderExcluir