quinta-feira, 30 de novembro de 2017

A Reestilização do Karmann-Ghia Tipo 143 no Brasil

Dando continuidade ao tópico sobre as reestilizações da linha VW refrigerada a ar brasileira, no post de hoje apresentarei a última reestilização do Karmann-Ghia Tipo 143, produzido no Brasil desde 1962 em São Bernardo do Campo.

O Karmann-Ghia Tipo 143 foi produzido no Brasil de 1962 até 1972, passando diversas modificações mecânicas e de estilo, que lhe conferiam maior potência e um desenho com linhas mais atuais. O primeiros modelos fabricados eram propulsionados pelo conhecido motor VW 1200 refrigerado a ar, obtendo 36 HP de potência bruta e 7,8 kgfm de torque máximo. Apesar do carro ter linhas muito bonitas e que transmitiam toda a esportividade do modelo, seu desempenho já não condizia com essa proposta: velocidade máxima na casa dos 118 km/h, com aceleração de 0-100 km/h na casa dos 30 s. Era pouca coisa mais rápido do que o Fusca de mesmo motor.

No primeiro semestre de 1967, a VW promoveu uma nova alteração em sua motorização, passando a adotar o mesmo conjunto motor da Kombi. Era um motor de 1.493 cc, com refrigeração a ar, desenvolvendo 52 HP de potência e 8,5 kgfm de torque máximo, dando ao novo KG um desempenho se não muito melhor, pelo menos já era mais animador: velocidade máxima na casa dos 133 km/h e a aceleração de 0-100 km/h baixou de 30 s para 24 s. Além dessa grande mudança, a fábrica alterou, no segundo semestre de 1967, as lanternas traseiras, adotando peças maiores e menos arredondadas do que as antigas, que o acompanhou até 1966. Quanto ao acabamento interno, seguiu o mesmo padrão adotado nos anos anteriores, mudando apenas o desenho central dos bancos. Essa primeira fase do Karmann-Ghia Tipo 143 de 1967 ficou conhecida popularmente como "KG tigre", pois a publicidade da época exibia uma cauda de tigre saindo de seu cofre do motor. Foi produzido nessas configurações de 1967 até 1969. Neste mesmo ano de 1967, como modelo 1968, foi lançado o Karmann-Ghia Tipo 143 Conversível, uma raridade atualmente com 177 unidades fabricadas e que durou até 1969.

Para o ano de 1970, o carro passou por novas alterações mecânicas e de estilo, proporcionando maior potência e também um desenho mais moderno e condizente com a década de 1970, criado pelo então time de designers da VW, Márcio Piancastelli, Jorge Yamashita Oba e José Vicente Martins. Na parte mecânica, o carro ganhou novos freios, maiores e melhores dimensionados, adotando discos sólidos na dianteira, e nova motorização de 1584 cc, refrigerada a ar, entregando uma potência de 60 HP de potência bruta e 10,8 kgfm de torque máximo. Esse novo motor era o mesmo adotado no VW 1600 Sedan, popularmente chamado de Zé do Caixão, que havia sido lançado há pouco tempo e que não estava indo bem no mercado. Já parte estética, as diferenças para o modelo 1969 se concentravam em: novos pára-choques dianteiro e traseiro, com desenhos laterais vivos, tornando-os mais "quadrados", ausência dos protetores altos em formato de tubo, novos protetores com borrachas ao centro, para amortecer possíveis choques, logotipo VW 1600 no capô do motor, novas rodas com 20 entradas para refrigerar os discos de freio, com calotas cromadas ao centro, já adotadas pelo Fuscão e pela linha Tipo 3 nacional (Zé do Caixão, TL e Variant) e quebra-ventos nas portas dianteiras, nunca antes adotados no carro em toda a sua produção até aquele ano. Uma crítica feita à época de seu lançamento foi com relação aos novos pára-choques, pois os mesmos deixavam a mostra o silencioso. Quanto ao acabamento, foi adotada quase a mesma padronagem interna dos modelos Tipo 3 nacionais e do Fuscão, com uma única exceção: os bancos revestidos em courvin nas laterais, com desenhos centrais em formato de largos gomos feitos em tecido, nas tonalidades preto, castanho e areia, carpete do assoalho "carrapatinho" acompanhando a tonalidade dos estofamentos, novo volante de baquelite, com raios mais baixos, mantendo o brasão da cidade de São Bernardo do Campo e o meio aro de buzina cromado, forro do teto no padrão "furadinho" e outros detalhes.

O carro era oferecido nas seguintes tonalidades de pintura externa: Azul Monte Blanco (cód. L-1230), Bege Caramelo (cód. L-1076), Branco Lotus (cód. L-282), Verde Musgo (cód. L-1211), Vermelho Cereja (cód. L-554) e Vermelho Montana (cód. L-30BR). Já as tonalidades de cor interna eram as seguintes: preto, areia e castanho. As combinações de cores externas/internas para o interior preto eram as seguintes: Azul Monte Blanco/Preto, Bege Caramelo/Preto, Branco Lotus/Preto, Verde Musgo/Preto, Vermelho Cereja/Preto e Vermelho Montana/Preto. Já para o interior no padrão de tonalidade areia as combinações eram as seguintes: Azul Monte Blanco/Areia, Branco Lotus/Areia, Verde Musgo/Areia e Vermelho Cereja/Areia. Já para o interior castanho, a fábrica disponibilizava as seguintes combinações de cores externas: Azul Monte Blanco/Castanho, Bege Caramelo/Castanho, Branco Lotus/Castanho, Verde Musgo/Castanho e Vermelho Montana/Castanho.

Até o ano de 1972, foram produzidas 23.462 unidades do Karmann-Ghia Tipo 143, lançado em 1962. Durante esses 10 anos de produção o esportivo da VW conquistou uma legião de fãs e admiradores Brasil a fora e fora substituído em 1970 pelo modelo Karmann-Ghia TC, que apesar de seu design se assemelhar e muito ao Porsche 911 da época, seu desempenho e sua qualidade construtiva não correspondiam ao carro, tornando-se em um dos maiores fiascos de vendas. Parou de ser produzido em 1975, com algumas unidades remanescentes vendidas no primeiro semestre de 1976, vindo a selar a fabricação nacional da Karmann-Ghia do Brasil até 1985. Quanto ao KG TC, falarei um pouco mais sobre sua história no mercado brasileiro em um próximo post. Deixo para vocês, leitores, fotos dos press-releases do carro à época de seu lançamento, bem como os testes feitos com o modelo de motorização 1500 e de 1600, à título de comparação entre os modelos, algumas propagandas publicitárias da época e também o catálogo original da VW de 1970, ano de lançamento da respectiva reestilização do modelo Tipo 143 e do modelo TC. Terá também um vídeo de apresentação da linha VW para 1971, onde aparece o modelo que trata esse post.


Comercial VW - Linha 1971


Abraços










































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