quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Polo Hatch RD (9N): O Esportivo Que Não Passou De Protótipo

Dando continuidade ao tema do post anterior, neste aqui esclarecerei o outro projeto idealizado pelo designer Luiz Alberto Veiga e preparado para o 22º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

O Polo Hatch RD era um show-car desenvolvido por Luiz Alberto Veiga, então Designer-chefe da marca alemão no País, para ser apresentado durante o 22° Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizado em 2002 no Parque das Convenções do Anhembi, zona norte da capital paulista.

Este show-car foi desenvolvido com base em um Polo Hatch Comfortline 1.6 de linha, o carro dispunha de todos os itens de série da versão, tais como a direção eletro-hidráulica, ar condicionado, trio elétrico, entre outros itens. Opcionalmente, veio com ar condicionado digital Climatronic, freios ABS e duplo air bag. O que o diferenciava do carro que o originou, externamente, eram alguns acessórios, tais como: rodas 17" modelo Speedline Santa Mônica, calçadas com pneus 205/40 R17, aerofólio traseiro na cor da carroceria, saias laterais na cor da carroceria, spoilers dianteiro e traseiro na cor da carroceria, fenders na cor da carroceria nos pára-lamas dianteiro e traseiro, grade dianteira esportiva, faróis de neblina e vidros com películas na cor bronze, além também da cor laranja metálica aplicada ao carro. Internamente, o carro se diferenciava por itens como pedaleiras metálicas VW, detalhes internos em alumínio, bancos e volante revestidos em couro preto e soleiras de portas metálicas VW. Quanto a sonorização, o show-car apresentava um amplificador de quatro canais, quatro alto falantes de 160 watts, um subwoofer de 500 watts de potência e uma disqueteira que lia CD e DVD.

Mecanicamente, o novo show-car não se diferenciava em nada em relação à versão que o originou. Mantinha o mesmo motor EA-111 de 1,6 litro e que rendia 101 cv de potência máxima e 14,5 kgfm de torque máximo. A transmissão também não sofria modificações, mantendo a excelente e eficiente caixa MQ-200 de 5 marchas.

Ao contrário do Polo Sedan Exclusiv, outro show-car apresentado no mesmo evento e que já foi objeto da matéria anterior a essa, o RD tinha a proposta de ser um hatch esportivo. Assim como o Sedan Exclusiv, o Polo Hatch RD acabou por não ter entrado em produção e comercialização ao público, sendo apenas para demonstrar que a VW brasileira tinha capacidade e potencial para desenvolver um Polo Hatch (9N) esportivo.

Desta forma, o Salão se encerrou e o carro nunca mais foi visto. Encerro este post deixando pra vocês, caros leitores, algumas imagens do Polo Hatch RD no estande da VW no 22° Salão Internacional do Automóvel de São Paulo e também a única imagem oficial do carro, ainda no Departamento de Design da fábrica.









Abraços









Um comentário: