sábado, 10 de março de 2018

Fusca 1300 GL: A Mais Rara Versão Fabricada No Brasil

Rara, surpreendente nos detalhes e COMPLETAMENTE ANÔNIMA, essa nova versão do Fusca nacional lançada pela Volkswagen do Brasil S.A. em 1981 pode ser considerada por muitos entusiastas e conhecedores dos VW aircooled como a mais rara e desconhecida versão lançada nos anos 80 para tentar dar uma sobrevida ao já cansado, mas que ainda possuía vendas expressivas nessa década, Fusca. E é exatamente sobre essa versão que dedicarei o post de hoje.

Em 1981, o Fusca nacional comemorava a marca de 22 anos de produção ininterrupta, sem sofrer muitas modificações estéticas ao longo desses longos anos. Naquela época, o carro ainda era a preferência nacional, mas o mesmo já apresentava alguns sinais de que já estava ficando um modelo ultrapassado, diante da concorrência interna (Gol e Brasília) e também de outros concorrentes (Chevette e Fiat 147) e as suas vendas já não condiziam com as da década anterior, que giravam em torno de 260.000 unidades/ano, caindo vertiginosamente. Para tentar reverter esse duro quadro de vendas do carro, a fábrica de São Bernardo do Campo criou uma nova versão, para se posicionar entre a 1300 L e a 1600, mantendo o já conhecido e econômico motor 1300 mas adicionando itens até então considerados opcionais, disponíveis ao 1600. Em Novembro desse mesmo ano, já como modelo 1982, foi criada a nova versão.

Esses itens inclusos à essa nova versão eram os seguintes: janelas laterais traseiras basculantes, novos protetores de pára-choques (borrachões), aquecimento da cabine (acionado pela roseta ao lado da alavanca de câmbio), luz de cortesia no teto (instalada acima da cabeça do motorista), um novo e moderno painel (com instrumentos retangulares envolvidos por uma capa de plástico preto), acendedor de cigarros, vidro traseiro com desembaçador, bancos dianteiros com apoios de cabeça e revestidos em tecido e revestimento do assoalho em carpete. Para a versão, a fábrica só disponibilizou apenas 3 opcionais: o rádio AM/FM, o relógio à esquerda do velocímetro e as rodas de 14" com seis aberturas oblongas de ventilação - as mesmas que já equipavam o Fusca 1600 e o Brasília 1600.

Externamente, o modelo diferenciava-se dos demais modelos da linha 1300 (Standard e 1300 L) em alguns detalhes, como os pára-choques com borrachões de proteção mais largos, capô do motor com aberturas de ventilação - o mesmo do 1600, logotipo 1300 GL no mesmo e, uma curiosidade: as lanternas traseiras utilizadas pela nova versão eram as mesmas do Fusca 1600 e do Fusca 1300 L, redondas e com lentes grandes, apelidadas de "Fafá". O Fusca básico ainda utilizava as lanternas menores, de lente bicolor, utilizadas desde 1962 pelo modelo.

A nova versão do carro poderia vir com as seguintes cores externas: Azul Laguna (cód. L-9933), esta a cor de lançamento do carro,  Branco Paina (cód. L-9925), Bege Trigo (cód. L-9927), Bege Palha (cód. L-9926), Cinza Carrara (cód. L-9928), Verde Trópico (cód. L-9929) e Vermelho Calipso (cód. L-9930). O acabamento interno sempre era em tecido, na tonalidade preto.

Da mesma forma com que o carro foi lançado, isto é, sem muito alarde, desapareceu do mercado da mesma maneira. Pelas tabelas de preços publicadas pela fábrica na época, é possível afirmar que o modelo não chegou nem mesmo ao segundo semestre de 1982 em vendas. Quantas unidades foram produzidas do modelo? Dessas, quantas sobreviveram com o passar dos anos? Um mistério aparentemente sem solução, pois alguns especialistas no assunto apontam para números de produção abaixo da casa da centena, enquanto ex diretores da Volkswagen, em importantes cargos na empresa naqueles tempos, sequer se lembravam da existência do modelo. Todas essas dúvidas e indagações sem respostas contribuíram para o anonimato da versão GL, bem como os mais de 30 anos de lançamento da mesma e as poucas unidades sobreviventes.

Dessa forma, encontrar um 1300 GL atualmente é uma raridade, e os poucos exemplares da versão existentes encontram-se na posse de colecionadores do Fusca pelo Brasil, tornando-se carros de alto valor de compra e totalmente dignos de serem colecionáveis.

Encerro o post de hoje deixando aqui a frase de lançamento do carro, em propagandas veiculadas à época de seu lançamento: "Fusca 1300 GL: O primeiro Fusca de luxo para quem se dá ao luxo de usar a cabeça." Deixarei também imagens de algumas unidades existentes que encontrei, bem como o catálogo do carro em 1981, e algumas propagandas de época. Terá também alguns testes realizados com o Fusca 1300 GL pela Revista Quatro Rodas nos anos 80, além da única foto oficial do carro que eu tenho, tirada ainda na fábrica Anchieta da VW do Brasil, em São Bernardo do Campo.






Abraços



































15 comentários:

  1. Tenho um Fusca GL 1982 inteiro restaurado ,não sabia que era uma versão rara, para mim foi uma grata surpresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de tirar uma dúvida.
      Tenho um Fusca std original 1981.
      Ele é azul Laguna. O que é curioso e que não saiu Fusca Laguna em 81 somente no ano seguinte, 82.
      Eu nunca entendi, pois ele é 81/81 e não 82/82 o que justificaria a cor
      Me ajude a esclarecer. Ok?

      Excluir
  2. Curioso, encontrei um com todas as caracteristicas do gl, porém com as lanternas traseiras ainda no modelo Canõa, e o Dono alega que o motor é 1500, creio ki seja um "cabrito" gl em cima de um Fuscão!! uma pena!!

    ResponderExcluir
  3. Estou comprando um 82 bege com interior marron!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Comprei um fusca 1982 motor 1300 e descobrir que as letras da numeração do motor começam com BY, que segundo a TABELA é do gol a ar, gostaria de saber se é possível esse tipo de modificação acontecer no fusca, pois aparentemente parece ser um motor original dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os motores BY tem os cabeçotes com tampas de válvulas diferentes e válvulas em V.

      Excluir
  5. ola, quer cor seria esse GL marrom?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Possuo um Volkswagen Fusca 1300GL Branco Paina com carroceria datada de 6 de setembro de 1982. Outro detalhe que acho importante deixa registrado que o sistema de ar quente da cabine ( regulado através do pequeno "botão" no túnel do carro, próximo também a alavanca de câmbio) era um opcional, isso é fato comprovado através do manual do proprietário do Fusca 1300GL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo me tira uma dúvida tenho um Fusca 82 com todas as características do GL mas não consta no documento gostaria de saber se o seu consta com GL no documento se puder me passar essa informação eu agradeço muito obrigado

      Excluir
    2. Também tenho esta dúvida quanto ao documento. Existe a indicação da versão GL no documento também?

      Excluir
    3. Bom dia!!
      O Manual é o mesmo do 1300 e 1300L de 1982, correto?

      Excluir
  7. Essa semana comprei um para restaurar e possível venda após. No documento consta 1300 GL 1982/1982 não imagina que é considerado mosca branca e que não chegou a ser produzidas 100 unidades. Livramento -RS UM abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, todos estão no documento essa descrição GL?

      Excluir
    2. Acredito que em 82 todos saiam com documento GL sim...porém no recadastramento da troca da placa amarela para placa cinza muitos se perderam...existia uma lista do Denatran com códigos para cada veículo e na hora de cadastrar os funcionários não prestavam muita atenção, então existe muito fusca 1300 L que é só 1300 no documento, assim como muitos 1300GL estão cadastrados como 1300 ou 1300L.... para exemplificar tem casos de Puma GTB(GM) cadastrados como VW Puma, só para mostrar o tamanho dos BO´s que aconteceram nessa transição da placa amarela para placa cinza.

      Excluir
  8. Quando equipado de fabrica com sistema de som, onde ficavam os alto falantes? Nos rodapés?

    ResponderExcluir